10:12

"ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO"


Eles Podem Salvar Sua Vida


"Essa é a Chininha cega dos dois olhos ,que foi adotada por nós no dia 20 de março, justamente no solstício do outono. Estamos muito felizes por tê-la em nossa família."


Na tentativa de compreender e desvendar os benefícios da relação entre homem e animal, podemos adentrar no terreno da espiritualidade. Os animais têm sido usados como símbolos espirituais por Xamãs e curandeiros, desde a mais remota antiguidade. Historicamente são associados ao poder, à fertilidade, ao ciclo da vida, e a inúmeros mitos e arquétipos.
Olhar no fundo dos olhos de um animal pode nos evocar um censo de reconhecimento do que é sagrado e fora da nossa dimensão.
Essa particularidade na interação entre homem e animal é chamada de "amor incondicional". Amar é estar aberto à entrega, é algo ativo que acontece no presente: É o animal que está sempre disposto a amar, mesmo que ele seja negligenciado pelo seu dono. O amor incondicional e a auto-aceitação são, sem dúvidas, o caminho para a cura psicológica e emocional.
Os índios americanos afirmavam que todas as coisas estão interconectadas, e se os bichos deixassem de existir, o homem morreria de uma grande solidão espiritual. Isso porque ele está ligado, por laços ancestrais, aos animais. Portanto, não é de se admirar que a cura para vários males esteja exatamente neste "serzinho" especial que lhe faz companhia em casa.
Pesquisas revelam os efeitos benéficos da terapia com cavalos (equoterapia) em crianças com problemas de paralisia cerebral.
Esses estudos levam a uma única indagação: por que essa interação com os animais faz bem á saúde física e mental do ser humano?
A questão é bem mais complexa do que parece, e os motivos ainda não estão claramente definidos.
Na realidade, as respostas se enquadram em duas categorias, sendo que a primeira refere-se puramente á questão física. Outro efeito fisiológico é a redução do estresse. O simples fato de se desfrutar da companhia de um animal resulta em uma queda da fabricação de hormônios que conduzem ao estresse (como a adrenalina), o que também contribui para evitar que a pressão do sangue se eleve e uma provável hipertensão se manifeste.
Isso interessou muito aos cientistas, tanto que um grande número de terapeutas estão utilizando animais como acompanhantes de pessoas em hospitais, institutos psiquiátricos, etc.
Existem resultados comprovados tanto com relação à estabilidade emocional quanto no aumento da auto-estima em pacientes de todas as idades, e com grandes variedades de disfunções psicológicas.
Vocês já perceberam que os animais de estimação aceitam os doentes da família, como também se sentem dispostos a fazer-lhe companhia o tempo todo, amando e deixando-se serem amados?
Se uma doente puder fazer um animal feliz, certamente se sentirá bem melhor e poderá se curar muito mais depressa.
Esta situação não acontece necessariamente apenas com relação aos animais domésticos, mas também quando a pessoa zela por outros tipos de , também; peixes, pássaros, répteis...

Sabendo disso, queremos fazer um apelo:
Caso você não goste de animais e não tenha condições financeiras para tê-los, por favor, não queira adotar nenhum.
Não se encante pelos filhotes, pois eles crescem e precisam se alimentar, tomar vacinas e terem condições para sobreviver num ambiente saudável e envolvido com muito amor. Isto é muito sério! Pense!
Muitas pessoas acham que os animais são seres inferiores movidos apenas pelo instinto, mas lembre-se que eles têm frio, fome, ficam doentes, e mesmo assim, estão sempre dispostos a amar sem pedir nada em troca.

“Qualquer violência contra a natureza é também uma violência contra Deus”.

Nunca se esqueça que todos nós iremos prestar contas pelas nossas obras aqui na Terra.
Para refletir:
“Tenho o coração partido quando penso na injustiça do homem e as agressões violentas contra os animais. Deus, tenha misericórdia sobre essa terra! Salva aqueles que necessitam de Ti! Salva-os das mãos do perverso”.

Deise F. B e Antonio M. Romão

0 comentários: