10:08



O PROBLEMA DO BEM E DO MAL
(SHRI SWAMI SIVANANDA)









O Universo contém duas forças dinâmicas a saber: o Bem e o Mal. Bem e Mal são duas forças.


Eles são gêmeos nascidos do mesmo Pai. Eles são 'Dvandvas', ou o par de opostos.


Eles não possuem existência independente. O Mal existe para a glória do Bem. O Mal é uma força destrutiva.


O Bem é uma força construtiva. Não há nem o Bem absoluto e nem o Mal absoluto neste Universo. O Mal não possui existência independente do Bem. Sempre que há o Mal, há o Bem; sempre que há o Bem, há o Mal.


Você não pode expectar o Bem Absoluto neste mundo relativo. Você pode encontrar o Bem Absoluto apenas em Brahman. Do ponto de vista da Realidade Básica, na qual descansa por detrás do Mal e do Bem, Mal e


Bem definham em um volúvel nada. Bem e Mal são criações mentais. Transcenda o Bem e o Mal e alcance a morada da Suprema Paz e da Imortalidade. Para um Jñani que tem conhecimento do Ser, não há nem


Bem nem Mal. O porquê do Mal pode somente ser entendido quando você consegue o Atma-Jñana (conhecimento do Atma). Não conteste seu cérebro agora. Isto é um mistério transcendental. Somente o Brahman conhece.


O intelecto finito está condicionado no tempo e no espaço, e a causação não pode encontrar soluções fora deste problema-doma. Quando você está plenamente estabelecido no seu Svarupta (Atma Nishta), Mal e Bem desaparecem totalmente.


Não coloque a carroça diante do cavalo. Transmute o Mal em Bem e troque sua atitude mental ou ângulo de visão. Fora do Mal, o Bem vem com freqüência.


A Destruição é necessária para que haja regeneração, renovação e reconstrução. Quer um paciente, com intensa cólica do apêndice, tentar descobrir os ingredientes de uma pílula, quando o médico dá a ele um medicamento?


Quer um homem, de quem as roupas pegam fogo, tentar encontrar o porquê e o como do fogo? Não quer ele ir até a água e refrescar-se?
Tamas é o Mal. Sattva é o Bem.


Converta Tamas em Sattva. Então o Mal será transmutado em Bem. O Egoísmo é o Mal. Ausência de egoísmo é o Bem. A luxúria é um Mal. Brahmacharya é o Bem. A avareza é o Mal. A generosidade, a integridade e o desinteresse são o Bem.
Sem o Mal o Bem sucede muitas vezes. À uma pesada torrente de chuva no tempo da colheita, as pessoas consideram isto um Mal. Mas Deus conhece o que é o Bem para Seus filhos.


Ele causa a chuva para lavar os germes da terra, os quais produzem graves doenças. Se não fosse esta chuva haveria um grave tipo de pandemia - doenças infecciosas - que poderia acabar com a população em um piscar de olhos. Assinale isto. Ó amigos!


A Misericordiosa Natureza do Senhor! Não tente sondar dentro dos Mistérios Divinos. Isto irá confundir seu pobre intelecto.
Por outro lado, o que há sobre uma guerra?


Não há dúvida que é um Mal. Mas o Bem, freqüentemente, fica fora da guerra. Uma guerra não irrompe sem a punição do Senhor. É Ele Quem incita as mentes dos ministros, do rei, do ditador, do presidente e do comandante-em-chefe para iniciarem uma guerra. É a guerra que produz guerreiros cavalheirescos, soldados corajosos, um intrépido e destemido estadista.


A guerra produz um homem corajoso. O DESTEMOR é uma grande qualificação para um aspirante espiritual. Por conta da paixão há um aumento da população.


O suprimento de gêneros alimentícios não é suficientemente adequado para a demanda das pessoas. A guerra remove a população extra e previne a erupção de uma grave escassez. A guerra humilha ao pó o orgulho de um poder dominante.


A guerra gera misericórdia, generosidade cósmica e amor no coração de pessoas ricas que são avarentas, e força-as a doarem, sem saída, para as viúvas, para os órfãos, e para as pessoas feridas.


O mundo ou a sociedade precisa desenvolver-se através do Mal. Entender Seus misteriosos caminhos é tornar-se sábio.




0 comentários: