10:08





VERSÃO PORTUGUESA DA
TÁBUA DE ESMERALDA

(Hermes Trismegistus)
É verdade, correto e sem falsidade, que o que está em baixo é como é em cima, para cumprir-se a Grande Obra. Como todas as coisas derivam da Coisa Única pela VONTADE e pela PALAVRA Daquele Único que as mentalizou, assim também tudo deve a sua existência a esta Unidade, pela ordem Natural, e tudo pode ser aperfeiçoado por adaptação àquela Mente.
Seu pai é o Sol. Sua mãe, a Lua. O Vento a transporta em seu ventre. Sua nutriz é a Terra. Este ente é o Pai de todas as coisas do Mundo.
Seu poder é imenso e perfeito, quando novamente separada da Terra. Separa, pois, o Fogo da Terra, o sutil do denso, mas com cuidado, com grande habilidade e critério.
Ela sobe da Terra ao Céu e novamente desce à Terra, renascendo; e, assim, tomando para si o poder de Cima e o poder de Baixo. Desta forma, o esplendor do mundo será todo teu. Possuirás todas as glórias do
Universo e quaisquer trevas afastar-se-ão de ti. Nisso consiste o poder poderoso de todo poder capaz de vencer todo o sutil e penetrar tudo o que é sólido. Do mesmo modo o Universo é criado. De lá vêm as realizações maravilhosas e seu mecanismo é o mesmo.
É por isso que sou chamado Hermes Trismegistus, possuindo poder sobre os três aspectos da FILOSOFIA UNIVERSAL. O que eu disse da OBRA-MESTRA DA ARTE ALQUÍMICA - a OBRA SOLAR - aqui está dito e encerra tudo.

* * * * * * *
Abaixo, uma ilustração pertencente ao Alquimista Inglês Ripley Scrowle: no centro... a PEDRA FILOSOFAL


paxptofundis.org

0 comentários: