10:08

Luzes e Sombras

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre a espiritualidade e religiosidade, pois nelas obtemos refúgio e promessa divina de salvação e perdão por todos os nosso pecados.

O ser humano nunca esteve tão perdido, entrando em conflito direto com aquilo que ele mais tenta negar em sua personalidade: o mal em todas as suas faces.

É realmente muito difícil viver na dualidade entre o bem e o mal, principalmente pela tradição cristã , onde tudo o que é bom pertence a Deus e todo o inverso ao diabo. Por isso o cristão vive na necessidade exclusiva de ser bom para ser aceito na sociedade e por aqueles que o amam.

Segundo Freud, foi justamente ao tentar combater o mal que o homem criou uma profunda cisão interior, passando a negar sua animalidade, iniciando assim, toda a miséria humana. Diante de elevar-se acima de seu destino natural, o homem acabou entregando-se a grandes líderes...

Para Carl G. Jung (famoso psicólogo), sombra é aquilo que o homem mais tenta negar: o sentimento de ser uma criatura inferior, ou seja, a nossa imperfeição e natureza terrena.

Sabemos como é doloroso assumir nossas próprias culpas e ser responsáveis por nossos próprios atos, mas pense que se você consegue se assumir e se sentir arrependido, é porque você está fazendo o uso de sua razão e consciência, trabalhando assim, seus conflitos.

Tente aceitar seus defeitos e aceitar suas sombras!

Assuma para si mesmo se você às vezes é uma pessoa invejosa, mesquinha, maldosa, maledicente e cheia de maus sentimentos e atitudes.

Quem um dia nunca sentiu ódio em seu coração?

Não fique esperando a crítica destrutiva dos outros que nos corrompe e nos faz, muitas vezes, perder as esperanças de melhorar e superar o mal.

Conheça seu interior como ninguém jamais conheceu e conhecerá!

Não pense que essa tarefa é muito fácil, pois na maioria das vezes podemos nos assustar com aquilo que encontraremos. Não somos tão bons quanto pensamos e nem tão belos como parecemos...

Uma maneira construtiva de lidarmos com a sombra é permitir-nos o contato consciente com ela, aceitando-a como uma parte da personalidade tão importante quanto outra qualquer.

O discernimento e principalmente a honestidade em cada uma de nossas atitudes é que farão diferença entre a verdadeira busca do sagrado e a estruturação da sombra em nós.


Deixamos essas palavras lapidares de Jesus para sua reflexão:

“Vinde a mim, todos vós que andais aflitos e sobrecarregados, eu vos aliviarei; porque o meu julgo é suave e meu peso é leve e achareis repouso para vossas almas
”.



Grupo Esperança



0 comentários: