16:28


O AMOR CRÍSTICO

O universo e o homem não estão mais em seu estado original, pois a harmonia que caracterizava a Criação em suas origens foi rompida. Com efeito,os mitos da "idade de ouro" ou do "paraiso perdido" das mitologias judaico-cristãs são comuns a numerosas tradições.
Assim a busca fundamental do ser humano é reencontrar o estado privilegiado de união entre a sua alma e Deus, estado em que ele vivia no momento das emanações divinas, como vimos na doutrina da cabala.
A história do ser humano está resumida nas três etapas simbólicas de sua jornada espiritual: a do homem da torrente, a do homem de desejo e a do novo homem.
O homem da torrente é a condição do ser humano que se sente em exílio na terra, porque não é mais capaz de alcançar o conhecimento de si mesmo através do olhar de Deus.Ele cometeu o erro de se perder no mundo das aparências, o mundo temporal, e adormeceu para o mundo espiritual. Diz-se, simbolicamente, que ele vevenciou a Queda. Mas quando ele lembra de uma grandeza perdida e almeja reencontrar sua pureza original, torna-se um homem de desejo: o desejo de Deus.
Sabe, então, que o que ele deseja não é deste mundo, e é por isto que ele se afasta continuamente, impelido por uma imensa necessidade de se fechar em si mesmo, como que para reencontrar a faculdade que lhe permita autrora compreender tudo com sabedoria. Como voltar ao estado paradisíaco de antes da Queda, no qual ele era um só tempo pensamento, palavra e ação de Deus? Aí está toda busca ,chamada de a REINTEGRAÇÃO no amor de Deus, que deve ser feita pela união das faculdades da inteligência com as do coração.
O coração é o cadinho alquímico onde Deus , executa sua grande obra. É a pedra "viva" sobre a qual erguemos nosso templo interior
"O coração é o lugar onde todas as nossas faculdades se reúnem e manifestam sua ação; e estas faculdades provêm de todos os reinos que nos constituem, ou seja, o corporal, o espiritual e o divino."
Finalmente, é no coração que se tornou vivo que o amor vai agir, provocando uma transformação interior de todo ser.
Pouco a pouco, abandonamos nossa velha personalidade, isto é o velho homem que éramos, para nos tornarmos um novo homem.
Esse processo de regeneração espiritual como sendo o nascimento do Cristo em nós.
A realização com a comunhão com Deus é a partir do coração do ser humano. É considerada uma via cardíaca, a via do amor que coduz ao abrasamento do coração do homem pelo Divino. "Nessa senda, não é a cabeça que devemos abrir, mas o coração."
É porque a sua cabeça e seu coração não estão mais interligados que o ser humano se perde e comete tantos erros na vida, quando, ao contrário, sua mente e seu coração se interligam, Deus se une naturalmente a ele, nesta experiência de amor, o homem pode contemplar todos os mistérios da Criação
Trecho retirado do livro "As grandes vias do amor", Aline Charest

0 comentários: